terça-feira, 19 de março de 2013

Pacto para alfabetização na idade certa


Sexta-feira, dia 22 de fevereiro de 2013, aconteceu o primeiro encontro de formação continuada deste curso, em Santana do Livramento para os professores da rede municipal.
Pacto é um programa lançado pelo Governo Federal com duração de 2 anos, onde será trabalhado as linguagens e matemática, destinado aos professores do 1º , 2º e 3º anos. Tendo como meta garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas na idade apropriada.  
É de conhecimento dos participantes que irão receber uma bolsa do governo no valor de 200 reais mensais. Pela primeira vez participamos de um curso em que somos remunerados de alguma forma, a própria LDB prevê cursos de formação continuada com auxílio aos educadores, então, isso é uma prescrição de que está sendo cumprida mesmo a longo prazo.
O trabalho será desenvolvido em alguns momentos com todo grupo de professores, em outros  momentos separados, cada orientadora com sua turma de profissionais. Os cursistas vivenciaram a música Como uma onda no mar. A coordenadora do curso- Marisa Vieira em sua explanação falou vários tópicos que serão abordados. Um deles - é o letramento que baseia-se nos seguintes eixos: escrita, oralidade, produção textual, análise linguística e leitura. Mas, o que chamou atenção até pelo nome foi a Leitura Deleite.
Revendo, organizando meu material pedagógico, encontrei algumas ideias da Leitura Deleite. Deixo aqui algumas considerações para enriquecimento.

A Leitura Deleite

"A inserção do momento da Leitura Deleite na sala de aula permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com várias finalidades ( seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender, etc.) e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertirmos e distrairmos.

A Leitura deleite é importante pois...

Contribui para o alcance de um dos objetivos atitudinais: a formação de leitores, pois desperta o gosto pela leitura;

A Leitura deleite pode se tornar um entretenimento saudável que ensina, informa e forma crianças e jovens, de uma forma motivante e alegre.

Estimula a imaginação e a curiosidade;

Faz as crianças terem acesso a vários textos (e vários gêneros), conhecerem vários autores e estilos de escrita;

À medida que a prática da leitura se sedimenta e se torna um prazer, que o leitor aprende a desfrutar, formulam-se juízos de valor sobre os significados apreendidos, sobre a validade e adequação das ideias, comparando-as com experiências e leituras anteriores". Leila Nascimento da Silva, Telma Ferraz Leal e Juliana Melo Lima

Que tal aproveitar esses momentos e criar uma MALA DELEITE, onde a cada dia um aluno leva para casa essa mala, que contém vários tipos de leituras? Você também pode pedir para que a criança acrescente na mala alguma leitura que possui em sua casa e que gostaria de compartilhar com os colegas. Valem receitas, folders, livros, gibis, notícias de jornais, informes publicitários, enfim, algo que contribua e  que possa dividir com seus colegas em sala de aula na Hora da Leitura Deleite.

Foi discutido também que os métodos usados em tempos passados eram adequados para aquela época, mas hoje requer uma prática de ensino aprimorada para atender o tipo de aluno presente.
Nessa visão, entra o letramento que existe no processo de alfabetização. Na maioria das vezes, nem todos os alunos procedem do mesmo jeito na alfabetização, pois não tiveram as mesmas oportunidades que alguns possuem desde pequenos, como ter um livro em casa, para manusear, apreciar as imagens e ler ao seu modo, jornais, revistas. Isso que os diferencia, no entanto, não quer dizer que sejam inferiores ou não tenham capacidade.

No primeiro dia do curso, já citado, quando foram separados por ano, a orientadora Aline Motta dos professores do 2º ano, depois de ter feito sua fala: propôs que cada participante representasse numa folha de ofício as memórias da sua alfabetização.Poderia ser com palavras, desenhos, texto, enfim... Após, o grupo formou um círculo e cada um relatou as vivências, experiências que tiveram quando foram alfabetizados. Alguns dos colegas definiram sua alfabetização( o modo como foram alfabetizados), como algo positivo, quanto aos demais afirmaram , que seus alfabetizadores deixaram marcas negativas em relação a maneira como eram tratados e metodologia aplicada.  
Em seguida, num cartaz  registrou-se a alfabetização de antigamente e a alfabetização hoje, que antes a alfabetização era vista como tradicional, rígida, baseada nas cartilhas, aluno receptor de informações e atualmente a alfabetização é um processo contínuo, aluno ativo, criativo e participativo, presença do letramento. E por último, apresentação para todo grupo de colegas do curso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário